Sábado, 10 Fevereiro 2018 00:00

Carnaval de Granja tem início neste sábado (10)

Escrito por

Com atrações regionais, a Prefeitura de Granja comemora o 6° ano de Carnaval na Beira Rio.

Neste sábado (10), as atrações confirmadas são: Avine Vinny, Taty Girl, Afoxé e Déborah Lima. Além disso, o Carnaval de Granja também conta neste ano com Tenda Eletrônica e apresentação de DJs locais.

Com o objetivo de evitar transtornos nos postos de saúde durante o período de Carnaval , a Prefeitura Municipal abasteceu todas as unidades hospitalares com medicamentos.

A programação do primeiro dia de carnaval de Fortaleza está repleta de atrações em diferentes pontos da cidade. São nove polos ao todo, cada um com uma programação diferente durante todo o dia.

No bairro Benfica e no Passeio Público, no centro da cidade, as atividades já começam pela manhã. O Benfica recebe, entre outras atrações, o bloco Luxo da Aldeia, que toca o repertório de músicos e compositores cearenses.

À noite, começa o desfile dos maracatus na Avenida Domingos Olímpio, e o aterrinho da Praia de Iracema recebe o Bloco das Travestidas – formado por travestis e transformistas sob o comando de Gisele Almodóvar (Silvero Pereira) e Mulher Barbada (Rodrigo Ferrera) – e a cantora baiana Margareth Menezes.

Confira a programação completa deste sábado (10):

17h: Aterrinho

Bloco Geração Coca-Cola
Bloco das Travestidas
Margareth Menezes

Das 16h às 19h: Mercado dos Pinhões

As Damas Cortejam

Das 9h às 18h: Benfica

9h: Banda Pacote de Biscoito, Raízes do Griô
13h: Alexandra Elói
15h: Luxo da Aldeia

Das 9h às 11h: Passeio Público

Banda Só Alegria

Das 17h às 20h: Mercado da Aerolândia

Tarcísio Sardinha e Banda

Das 18h às 22h: Mocinha

Bloco Num Spaia Sinão Ienche

Das 17h às 19h: Mercado dos Peixes

Charanga Os Foliões da Serra

Das 17h às 19h: Mercado Joaquim Távora

Charanga Frevo Folia

Domingos Olímpio

18h40: Maracatu Kizomba
19h20: Maracatu Axé de Oxossi
20h: Maracatu Nação Palmares
20h40: Maracatu Rei Zumbi
21h20: Maracatu Nação Pindoba
22h: Maracatu Filhos de Iemanjá
22h40: Maracatu Az de Ouro
23h20: Maracatu Solar

Fonte: Agência Brasil

Trio elétrico, banda, multidão de foliões na rua e... orações. Aracati, no litoral cearense, teve um bloco religiosos com cerca de cinco mil fiéis na avenida. O evento foi um dos primeiros da série de atrações de um dos carnavais mais tradicionais do Ceará, que conta nesse ano com DJ Alok, Solteirões, Solange Almeida e outras atrações.

De acordo com Antônio Sena, um dos organizadores do Pré-Carnaval Cristão de Aracati, a festa surgiu há 15 anos como uma forma de atrair os jovens "para mais próximo de Deus".

"Tínhamos o projeto Marcos, com objetivo de evangelizar a juventude de Aracati, diante da grandiosidade do carnaval de rua de Aracati, tivemos a ideia de atrair os jovens para mais perto de Deus. Principalmente no carnaval, porque muitos jovens iam pro carnaval e não voltavam pro grupo de oração", diz o líder religioso.

O "Carnaval de Jesus", como chama Sena, é organizado pelo grupo católico Maranatha e se tornou um bloco tradicional da cidade.

"Começou com um carro de som, uma pessoa com violão na mão e cantando, convidando jovens pro carnaval de Jesus. No ano seguinte foi um paredão de som e depois um trio elétrico, quando surgiu o carnaval Maranatha, um carnaval de Jesus que é sinal de bênção para Aracati."

A partir deste sábado, os frequentadores do bloco carnavalesco cristão se reúnem em um retiro de oração em Aracati, onde participam de missas e eventos católicos até a Quarta-Feira de Cinzas.

Fonte: G1/CE | Foto: Maranatha/Divulgação

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel), divulgou a programação do Carnaval 2018. Este ano, a folia vai invadir a sede e os distritos do município com muita alegria e animação.

De acordo com o titular da Secjel, Igor Bezerra, “no ano passado, realizamos 4 apresentações e este ano vamos realizar 12. Isso mostra que a política de descentralização e ocupação dos espaços públicos desenvolvida pela Prefeitura faz com que as ações culturais cheguem a um número maior de pessoas”, enfatizou Igor Bezerra.

Veja a programação:

- Sábado (10/02)

Distrito de Aprazível
Banda Hereditárius Frevilhando
Local: Praça da Igreja
Horário: 21 horas

Distrito de Taperuaba
Eveline e Banda Axé
Local: Praça da Igreja
Horário: 22 horas

- Domingo (11/02)

Distrito de Bonfim
Ferrugem Elétrico
Local: Balneário do Rio
Horário: 12 horas

Distrito de Taperuaba
Banda Patrulha
Local: Praça da Igreja
Horário: 22 horas

Distrito de Aracatiaçu
Renê Django
Local: Bairro Caucaia
Horário: 22 horas

Carnaval das Crianças
Parque da Cidade
Banda Esquema 10
Local: Praça João Dias
Horário: 17 horas

- Segunda-feira (13/03)

Distrito de Jordão
Gustavo Muniz e Banda
Local: em frente à igreja
Horário: 20 horas

Distrito de Patriarca
Levaxé
Local: em frente à igreja
Horário: 20 horas

- Terça-feira (14/02)

Desfile das Escolas de Sambra
Local: Avenida Dr. Guarany
Horário: 19 horas

Distrito de Jaibaras
Show Musical
Local: ao lado do Tucunaré Clube
Horário: 19 horas

Sexta, 09 Fevereiro 2018 00:00

Benefolia 2018 - Confira as principais atrações

Escrito por

Considerado um dos maiores eventos de Carnaval do Estado, o famoso Benefolia, em São Benedito, atrai moradores de várias cidades do Ceará e turistas de outros Estados do País. Para os quatro dias de folia, a Prefeitua Municipal anunciou atrações regionais e nacionais. O evento será realizado no palco do Calçadão Espaço do Povo na Serra.


Estarão presentes no Benefolia 2018, o cantor Junior Vianna; a dupla Rafa e Pipo Marques; o cantor Luan Santana; e ainda: Banda Patrulha, Pedrinho Ordep, Severina Brow, Kai Na Farra, Bambanca, Dragões e Marcelo Serra e Banda.


Segurança

De acordo com a Prefeitura de São Benedito, o Governo do Estado disponibilizou o maior efetivo de segurança da história do Benefolia, com mais de 220 agentes em cada noite. A prefeitura também contará com equipamentos de saúde realizando atendimento 24 horas.

"Depois do Benefolia, além do dinheiro deixando na cidade por turistas que vem, com certeza isso dá uma grande melhorada no nosso comércio, nós vamos continuar na luta por uma melhor segurança, uma melhor saúde(...)", disse o prefeito de São Benedito, Gadyel Gonçalves, por meio de uma live transmitida em sua página oficial no facebook, nesta sexta-feira (9).

O Bloco da Melhor Idade já está no clima do BENEFOLIA 2018 e inicia a festa já nesta sexta (09/02) prometendo muita animação pelas ruas da cidade.

O desfile do grupo sairá da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, a partir das 18h30, puxado pela banda Unidos do Cruzeiro com destino ao Calçadão Espaço do Povo, onde terá um show musical com muitas Marchinhas de Carnaval.


Não importa sua idade, vista sua fantasia, convide seus familiares e amigos e venha participar com a gente do Bloco da Melhor Idade.

A festa de Carnaval começou no Ceará e a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Ceará) vem com uma programação pra ninguém ficar parado. São shows, filmes, maratonas, bailinhos para a criançada, Blocos de Carnaval, além dos projetos apoiados pelo XII Edital Carnaval do Ceará 2018, que trazem apresentações de Maracatus, Escolas de Samba, Blocos, Cordões, Afoxés,"Bandas e Música" e "Bailes e Matinês", que compõem a programação carnavalesca da capital e do interior, todos voltados para a produção, a circulação e a difusão das tradições regionais cearenses nas manifestações carnavalescas. Para os projetos apoiado pelo Edital, o Governo do Estado, através da Secult, disponibiliza o aporte financeiro no valor total de R$ 1.189.000,00, atendendo mais de 50 projetos das categorias mencionadas, sendo um deles para a realização do Seminário de Avaliação do Carnaval do Ceará.

O XII Edital Carnaval do Ceará 2018 se insere nas políticas de Patrimônio Cultural para o fomento de bens, produtos e serviços vinculados às manifestações Carnavalescas nas várias regiões do Estado do Ceará, com ênfase nos objetivos de contribuir para a ampliação e o fortalecimento das políticas de patrimônio imaterial no Estado do Ceará; reconhecer, valorizar e promover os saberes e fazeres tradicionais da cultura cearense; incentivar e difundir os processos da produção, difusão, formação e fruição das manifestações culturais populares tradicionais do Ciclo Carnavalesco; e inserir os Ciclo Carnavalesco no circuito cultural e turístico do Ceará.

De acordo com a Lei 13.811/2006, que dispõe sobre o Sistema Estadual da Cultura, 50% do total de recursos previstos no Edital devem ser destinados a propostas advindas do Interior do Estado.

Terça, 06 Fevereiro 2018 00:00

Fortaleza terá festival de jazz durante o Carnaval

Escrito por

Os moradores que permanecerem em Fortaleza e os turistas que chegarem à capital cearense para o Carnaval contarão neste ano com uma programação especial de jazz, sem precisar sair da cidade. O I Cocoricó Jazz Festival acontece no Cantinho do Frango (Rua Torres Câmara, 71, Aldeota), reunindo grandes músicos do Ceará para dois shows diários, sábado, domingo e segunda de Carnaval (10 a 12 de fevereiro), sempre às 17h e às 19h.

Entre as atrações estão os renomados cantores Nayra Costa e Lúcio Ricardo e quintetos de jazz arregimentados pelo aplaudido saxofonista Marcio Resende, comandando shows em tributo a grandes nomes da história do jazz, como Charlie Parker, Stan Getz, Ella Fitzgerald, Etta James, Ray Charles, e da música brasileira, como João Donato, Elis Regina, Eliane Elias, Tânia Maria, Joyce, Rosa Passos, entre outros.

O I Cocoricó Jazz Festival nasceu sob inspiração do atual momento de grande efervescência do jazz em Fortaleza, com público crescente e grande repercussão para projetos como o Jazz em Cena, que acontece dois sábados por mês no Centro Cultural Banco do Nordeste e que apoia a nova programação jazzístico-carnavalesca no Cantinho do Frango.

"A proposta é oferecer opções a mais, com shows de jazz, a quem vive em Fortaleza e não vai sair da cidade no Carnaval. Além de mostrar aos visitantes todo o talento dos músicos daqui que se dedicam ao jazz e formam hoje uma das cenas musicais mais consolidadas e respeitadas de todo o País, nesse tipo de música", destaca Caio Napoleão, proprietário do Cantinho do Frango, que recentemente inaugurou outro projeto dedicado ao estilo, o Cantinho do Jazz, com shows aos sábados, ao fim de tarde. "Essa primeira edição do festival conta com apoio da Regina, da Coca-cola, da Absolut e da Heineken, e nasce com muito entusiasmo, em um momento em que sentimos esse crescimento do interesse do público pelo jazz no Ceará", complementa.

"Para o público que fica na cidade, teremos dois shows por dia, de sábado a segunda-feira de Carnaval. Um prato cheio pra quem gosta de jazz e quer viver esses dias com muita música boa, em apresentações em que vamos recriar, com liberdade e em atmosfera informal, de diversão e comunicação com o público, a obra de grandes nomes do jazz", ressalta, por sua vez, o saxofonista Marcio Resende, diretor musical do projeto. "Música boa e muita alegria, como já fica claro a partir da própria brincadeira no nome do festival", aponta.

Programação de grandes nomes

A cada dia de Cocoricó Jazz Festival, serão dois shows, um às 17h e outro às 19h, no Cantinho do Frango. A abertura do festival acontece no sábado de Carnaval, 10/2, com os shows Tributo a Charlie Parker, às 17h, homenageando o grande mestre do be-bop e do hard-bop, com Marcio Resende (saxofone tenor), Hermano Faltz (guitarra), Rian Batista (contrabaixo) e Vitório Cavalcante (bateria). Às 19h acontece o show Divas do Jazz, com a cantora Nayra Costa prestando tributo a Ella Fitzgerald, Nina Simone, Etta James e Sarah Vaughan.

No domingo, 11/2, é a vez do Tributo a Stan Getz, às 17h, com Marcio Resende e grupo homenageando um dos mais elegantes saxofonistas da história do jazz, com grandes ligações com a música brasileira, como no auge da explosão da bossa nova nos Estados Unidos, inclusive no famoso disco "Getz/Gilberto", dividido com o mestre João e com Tom Jobim e lançado em 1964. Às 19h acontece o show Tributo a Ray Charles, com Lúcio Ricardo, um dos mais destacados intérpretes da cena cearense, premiado em inúmeros festivais em diversos estados, por sua performance cênica e vocal, absolutamente pessoal, marcante, singular.

Fechando o festival, na segunda-feira de Carnaval, 12/2, o público confere no Cantinho do Frango às 17h o show Tributo a João Donato, com uma celebração ao autor de clássicos da música brasileira com tempero de jazz latino, recriados no palco por Marcio Resende e grupo, desta vez contando com o renomado pianista Tito Freitas (que tocou com Leny Andrade e Emílio Santiago) e o baixista Pedro Façanha (radicado no Rio de Janeiro). Às 19h, encerrando o I Cocoricó Jazz Festival, Nayra Costa retorna para mostrar o show Divas Brasileiras, prestando homenagem a grandes cantoras nacionais influenciadas pelo jazz, como Elis Regina, Eliane Elias, Tânia Maria, Joyce e Rosa Passos.

A cada dia de festival os dois shows podem ser conferidos mediante pagamento de couvert artístico de R$ 25,00 por pessoa (com direito a acesso às duas apresentações de cada dia). Haverá ainda promoções, brindes e sugestões de pratos para harmonizar com produtos das marcas apoiadoras do festival, reforçando o clima de congraçamento e diversão no Carnaval jazzístico do Cantinho do Frango.

Programação completa

Cocoricó Jazz Festival - Cantinho do Frango 2018

Sábado, 10/2

17h - Tributo a Charlie Parker - Marcio Resende, Hermano Faltz, Rian Batista, Vitorio Cavalcante

19h - Nayra Costa canta as Divas do Jazz

Domingo, 11/2

17h -Tributo a Stan Getz - Marcio Resende, Hermano Faltz, Rian Batista, Vitório Cavalcante

19h - Lúcio Ricardo - Tributo a Ray Charles

Segunda, 12/2

17h - Tributo a João Donato - Marcio Resende, Tito Freitas, Carlinhos Patriolino, Pedro Façanha, Vitório Cavalcante

19h - Nayra Costa canta as Divas Brasileiras - Eliane Elias, Tania Maria, Elis Regina, Rosa Passos, Joyce

Couvert artístico: R$ 25,00, com direito a acesso aos dois shows de cada dia de festival.

Às vésperas do Carnaval, agremiações que foram contempladas com os editais do Ciclo Carnavalesco da Prefeitura de Fortaleza ainda não receberam verba. A liberação do dinheiro até um dia do início dos desfiles foi assegurada pela Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) após reclamações por parte dos organizadores de blocos e maracatus. Anteriormente, de acordo com os presidentes de agremiações, eles teriam sido avisados da possibilidade de o valor ser disponibilizado apenas 20 dias após a folia; a informação não é confirmada pela pasta. Ao todo, R$ 550 mil serão distribuídos entre os 56 projetos contemplados pelo edital de apoio aos Blocos de Rua. Já o edital de apoio ao Carnaval da Avenida Domingos Olímpio deve favorecer 38 agremiações, entre maracatus, escolas de samba, blocos, cordões e afoxés, com incremento de um total de R mil para o pagamento das despesas. Aluguel de aparelhos de som, ônibus e carros para transportar os materiais, compra de fantasias, mão de obra de cenógrafos e costureiros, alimentação da equipe... As despesas para fazer a festa acontecer são muitas e, de acordo com os organizadores dos grupos, superam o valor ofertado no edital. As alternativas para custear as despesas são fazer empréstimos e pagamentos no cartão de crédito, tirando dinheiro do próprio bolso.
“O dinheiro do edital é os 20% que faltam para colocar na avenida”, estima Raimundo Praxedes, presidente do Maracatu Nação Baobá. O problema, segundo ele, é que, mesmo sendo apenas uma parte, o dinheiro se faz necessário antes do desfile, e as agremiações receberam a notícia de que o valor só chegaria depois.

A informação é reforçada por Carlos Brito, presidente do Maracatu Nação Pici. “Sexta-feira passada teve uma reunião e o pessoal da Secultfor cogitou que o dinheiro só sairia 20 dias depois. Mas amanhã (hoje) vamos assinar o termo”, conta. “A gente pede emprestado, vai driblando para conseguir. A gente faz Carnaval porque gosta”, frisa.

Conforme o titular da Secultfor, Evaldo Lima, ao longo desta semana será realizada a publicação de extratos e a finalização do processo com empenho e liquidação dos valores. “Feito isso, a gente espera realmente pagar esses blocos antes do desfile, especialmente os da Domingos Olímpio. A gente sabe o tanto de sacrifício e paixão que são envolvidos na organização do Carnaval”, afirmou na manhã de ontem, em coletiva de apresentação da programação oficial e do plano operacional.

De acordo com Vitor Studart, assessor jurídico da Secultfor, todos os proponentes já assinaram contrato e o processo do edital dos blocos de rua está em fase de pagamento. “No (edital) da Domingos Olímpio, o processo foi homologado e os proponentes vão assinar amanhã (hoje). Vamos fazer uma força-tarefa para publicar os extratos ainda amanhã (hoje)”. Ele explica que os processos começaram em novembro e que a informação de que o dinheiro poderia ser pago apenas após o Carnaval não é oficial. Questionado sobre a possibilidade de o trâmite ser iniciado antes, o que faria com que os organizadores recebessem o pagamento com mais antecedência, Vitor disse que é preciso “respeitar a lei orçamentária do ano”, mas que a Secultfor está discutindo a melhor forma de agilizar o procedimento. (Colaborou João Gabriel Trés).

VALORES DOS EDITAIS
EDITAL DE APOIO AOS BLOCOS DE RUA 48 Blocos veteranos R mil para 4 saídas de rua 8 Blocos estreantes R.750 para 1 saída de rua Total: R mil EDITAL DE APOIO AO CARNAVAL DA AVENIDA DOMINGOS OLÍMPIO 14 Maracatus - 1º ao 7º lugar: R mil 8º ao 14º lugar: R mil 7 Escolas de Samba 1º lugar: R mil 2º ao 7º lugar: R mil 10 Blocos - 1º ao 10º: R mil 3 Cordões - 1º ao 3º: R mil 4 Afoxés - 1º ao 4º: R mil Incentivo a ensaios abertos -R mil (as 38 agremiações podem receber o valor a mais se realizarem ensaios abertos) Total: R mil

ANA RUTE RAMIRES | FOTO: TATIANA FORTES

Fonte: O Povo Online

A Prefeitura divulgou, na manhã desta segunda-feira, 5, a programação do Carnaval 2018 em Fortaleza. O anúncio foi feito na presença do secretário da Cultura Evaldo Lima em Coletiva de imprensa às 9 horas no Paço Municipal. Entre as atrações que se espalham pelos nove polos da Cidade estão a paraibana Elba Ramalho, o pernambucano Johnny Hooker e o carioca Jorge Aragão. A programação é inteiramente gratuita.
De sábado, 10, até terça-feira, 13, artistas locais e nacionais e blocos de rua fazem a folia em Aterrinho da Praia de Iracema, Domingos Olímpio, Mercado dos Pinhões, Mercado da Aerolândia, Mocinha, Passeio Público, Mercado dos Peixes e Mercado Joaquim Távora e Benfica.
“O Carnaval gera emprego, renda e receita para a Cidade. Mas além desses elementos, existe em especial o valor da alegria que é espalhada por Fortaleza”, declarou o secretário Evaldo Lima durante a coletiva.

Elba Ramalho fez show em São Paulo no último sábado, 3, na programação de Pré-Carnaval paulista. Já Johnny Hooker fará parada em outra cidade nordestina durante o Carnaval. Na segunda-feira, 12, um dia antes da apresentação em Fortaleza, o artista vai tocar no Rec-Beat em Recife.

Confira a programação completa do Carnaval de Fortaleza 2018:

Aterrinho da Praia de Iracema:

Sábado, 10: Bloco Geração Coca Cola, Bloco das Travestidas e Margareth Menezes

Domingo, 11: Las Tropicanas, Bloco Luxo da Aldeia, e Elba Ramalho com participação de Chico Pessoa

Segunda-feira, 12: Os Transacionais, Bloco Os Alfazemas e Bloco Vai Gonzagão

Terça-feira, 13: Banda Patrulha, Johnny Hooker e Jorge Aragão

Quando: a partir das 17 horas

Onde: Aterrinho da Praia de Iracema

Mercado dos Pinhões

Sábado, 10: Bloco As Damas Cortejam

Domingo, 11: Coletivo Fertinha

Segunda-feira, 12: Renato Black

Terça-feira, 13: Banda Dubaile

Quando: das 16 às 19 horas

Onde: Praça Visconde de Pelotas, s/n - Centro

Mercado da Aerolândia

De sábado, 10, a terça-feira, 13: Tarcísio Sardinha e Banda

Quando: das 17 às 20 horas

Onde: BR-116, 5823 - Alto da Balança

Mocinha

De sábado, 10, terça-feira, 13: Bloco Num Ispaia Sinão Ienche

Quando: das 18 às 22 horas

Onde: Rua Padre Climério, 140 - Meireles

Benfica

Sábado, 10: Banda Pacote de Biscoito e Raízes do Girô (9 horas), Alexandra Eloi (13 horas), Luxo da Aldeia (15 horas)

Domingo, 11: Banda Só Alegria (9 horas), Vicente Barros (11 horas), Projeto Brincar de Maracatu com Pingo de Fortaleza (13 horas), Renato Black (15 horas) e Os Alfazemas (16 horas)

Segunda-feira, 12: Trupe Realejo (9 horas), Jord Guedes (11 horas), La Semilla (13 horas), As Damas Cortejam (14 horas), Luxo da Aldeia (15 horas) e Projeto Tambores Ancestrais na Noite Escura (20 horas)

Terça-feira, 13: Banda Pacote de Biscoito (9 horas), Bloco Hospício Cultural (11 horas), Donaleda (13 horas), Projeto Brincar de Maracatu (15 horas), Calé Alencar (17 horas)

Onde: Praça João Gentil (Av. Treze de Maio, 2311 - Benfica)

Passeio Público

Sábado, 10: Banda Só Alegria

Domingo, 11: Trupe Realejo

Segunda-feira, 12: Banda Pacote de Biscoito

Terça-feira, 13: Banda Só Alegria

Quando: de 9 às 11 horas

Onde: Praça dos Mártires - Centro

Mercado Joaquim Távora

De sábado, 10, a terça-feira, 13: Charanga Frevo Folia

Quando: das 17 às 19 horas

Onde: avenida Pontes Vieira - Joaquim Távora

Mercado dos Peixes

De sábado, 10, a terça-feira, 13: Charanga Os Foliões da Serra

Quando: das 17 às 19 horas

Onde: avenida Beira Mar, 3479 - Meireles

O tradicional desfile de maracatu da avenida Domingos Olímpio teve a programação divulgada ainda em janeiro, no dia 26. Serão 14 agremiações de maracatu, dez blocos, três cordões, cinco afoxés e seis escolas de samba que desfilam entre 10 e 13 de fevereiro. Confira a programação aqui.

 

 

O Povo

Amigos online

Temos 2557 visitantes e Nenhum membro online